Qualidade, Competitividade e Ecologia

A Rigo, desde a origem sempre esteve na vanguarda das técnicas tendo como foco a inovação e melhoria contínua. O primeiro grande marco foi o investimento no desenvolvimento do processo de produção de rolos de pintura por meio de Termofusão, sendo até hoje a forma como todos o rolos são fabricados na Rigo, independentemente do tipo de tecido.

O que é a Termofusão?

O processo de termofusão dispensa o uso de colas ou resinas entre o tecido e o tubo de polipropileno.
Para a montagem, o tubo é aquecido a alta temperatura na vulcanizadora, o que permite que a base do tecido seja fundida diretamente no plástico, garantindo assim, a durabilidade do produto e a sua resistência a todo o tipo de solventes.

O que é o Ultrassom?

Outra grande inovação da Rigo foi o inicio da soldadura das tampas dos rolos por ultrassom.
A soldadura por ultrassom é um procedimento realizado entre duas peças de plástico onde é gerado calor por atrito através de oscilações mecânicas. Estas oscilações ativam as moléculas fazendo com que estas se movimentem e o plástico comece a derreter. Após um breve período de retenção sobre pressão, as duas partes permanecem unidas a nível molecular.

Cerdas mais eficientes

No que concerne às trinchas, há também uma estreita colaboração com laboratórios de fábricas de tinta para desenvolver as melhores fórmulas para chegar às cerdas mais eficientes, adaptadas aos tipos de tinta produzidos. Por exemplo, nas trinchas Junior e Minor as cerdas são compostas por 30% de cerdas naturais e 70% de sintéticas, sendo que as naturais se encontram no interior.
Esta fórmula permite que haja uma grande eficácia na pintura baseada na relação entre a absorção, retenção e a qualidade do acabamento.

Rolo CLIP

Na Rigo estamos focados numa procura de melhoria continua de novas fórmulas aliando qualidade, competitividade e ecologia. Com o desafio iminente de uma procura por soluções sustentáveis, a Rigo criou um novo conceito de rolos de pintura em Portugal, o Rolo CLIP.
O Rolo CLIP permite ao pintor maximizar a utilização da mesma armação para várias cargas, reduzindo assim o desperdício de arame e plástico.

A Rigo tem mais de 40 moldes de plástico e 80% da produção é executada com plástico reciclado o que lhe confere um cariz altamente ecológico e permite competitividade ao nível do preço. De dia para dia a Rigo está a tornar-se mais verde.